A 23 de maio o projeto SALTO i concluiu o segundo Grupo de Pais, desta vez com população maioritariamente de etnia cigana, residente no Bairro de Contumil.
Após o sucesso do primeiro Grupo de Pais, realizado em parceria com A Benéfica e Previdente - Associação Mutualista, que teve um total de participantes superior ao inicialmente esperado, o projeto SALTO i decidiu continuar esta atividade também na freguesia de Campanhã, mas desta vez com um público um pouco mais específico - comunidade de etnia cigana, na qual as desigualdades de género são claras e relatadas pelas próprias participantes do projeto.
Foram abordados temas como as competências parentais, a violência e igualdade de género, os desafios familiares, entre outros, partindo sempre das experiências das participantes. Embora tenhamos consciência que muitos preconceitos e problema sociais subsistirão, acreditamos que o trabalho desenvolvido poderá ser mais um passo para a mudança, em direção a uma comunidade mais igualitária e a famílias mais felizes. Uma prova disso mesmo serão as respostas dadas pelas participantes quando questionadas sobre uma palavra que defina família, refletidas nas fotos abaixo.
Um especial agradecimento à Norte Vida pela colaboração prestada na realização desta atividade.
Fotos: Fios e Desafios
Sem comentários:
Enviar um comentário